Dados para Contato:

Endereço: Estrada Geral, s/n, Serra dos Índios, Presidente Getúlio - SC
Telefone/Fax: (48) 3664-4620.
E-mail: eebbernardomuller@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Retrato da Escola na Cultura Digital


Esta é uma postagem um pouco diferente. Normalmente, utilizamos este blog para apresentar atividades pedagógicas desenvolvidas em nossa escola, que merecem destaque como: passeios, visitas e atividades diferenciadas em que nossos alunos participam; ou informamos sobre mudanças na programação dos dias letivos. Mas esta postagem faz parte de uma das atividades que estão sendo desenvolvidas, pela professora-orientadora Sirlei Favarin Vanderlinde, para o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital.
Além de atender a 4ª (quarta) atividade do módulo do PLAC1 (Plano de Ação Coletiva), a intenção deste texto é apresentar para quem estiver lendo (seja professor, aluno, pai ou visitante), como a nossa escola procura incluir as tecnologias (TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) de forma positiva, no processo de ensino-aprendizagem.
Você há de convir que as tecnologias presentes no nosso cotidiano exercem um fascínio e uma curiosidade imensa em nossas crianças e adolescentes. Nós, como escola, profissionais da educação não podemos assistir a esta mudança de paradigmas, de cultura, de costumes sem nos perguntarmos se precisamos mudar algo em nossa didática, em nossa forma de agir e pensar, em nossos conceitos, em nossa relação com o aluno e claro nossa forma de comunicação com este. A informática, a internet, as mídias, os dispositivos móveis que em nosso tempo era algo distante, de ficção científica estão agora nas mãos da grande maioria dos alunos, sem muitas vezes uma orientação de como explorar esta ferramenta de forma positiva para ele mesmo.
E é para os professores descobrirem novos caminhos e formas de melhorar efetivamente a aprendizagem dos nossos alunos, utilizando de forma eficaz as tecnologias que esta Especialização foi oferecida. Ela teve início nos dias 25 e 26 de agosto, em um encontro presencial em Florianópolis, onde se reuniram 800 professores de escolas estaduais e municipais de todo o Estado. É um curso totalmente gratuito, na modalidade à distância e está sendo oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, de Santa Catarina, em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) e o MEC (Ministério da Educação). Para nossa escola ser beneficiada com o direito de participar deste curso, tivemos que nos cadastrar e passar por um processo de seleção. 
Participantes do Curso juntamente com a Rosimeire, Integradora do NTE

Curso do PLAC, dia 26/08/2014.

Participantes do Estado de SC inteiro

Reunião do PLAC, dia 25/08/2014.

Confraternização entre os alunos de Dona Emma, Rio do Sul, Taió, Pouso Redondo e Presidente Getúlio

Sessão solene de abertura do Curso de Especialização.
 
Para atender a todas as exigências e atividades que a Especialização exige, são muitas horas de leitura, estudo e dedicação. Não é fácil, mas é desafiador e nos obriga a pesquisar, a testar novos recursos e isto só vem a agregar tanto para a vida pessoal quanto para a prática docente e o compartilhamento de conhecimento com os demais profissionais da escola.
A professora participante está feliz com a oportunidade única recebida e espera aprender didáticas e recursos que auxiliem e façam a diferença nas aulas e na vida do educando, para que ele aprenda a construir seu próprio conhecimento: na troca de informações que a rede mundial e as tecnologias propiciam, que seja crítico para classificar as informações acessíveis, saiba analisar os conteúdos na busca por sites e portais confiáveis.
É interessante ver e ouvir o que cada um pensa das tecnologias, da cultura em que estamos inseridos querendo ou não. Se você não tem um celular, tablet ou computador, provavelmente, seu irmão, seu amigo, seu companheiro ou seu filho têm. Quando você vai a um banco, ou diversos órgãos e entidades de nossa sociedade, a tecnologia está alí, para ser enfrentada e, acredite, para facilitar a sua vida, trazer mais conforto e segurança. Em nosso curso fomos levados a refletir sobre a opinião de diversas pessoas, das mais distintas idades, classes sociais e raças. Foi muito interessante como todas narraram suas experiências com a tecnologia e assumiram um pouco de receio e encanto com o acesso à elas.
Para você saber à quais possibilidades pedagógicas, utilizando–se das TDIC, nossos alunos estão vivenciando, acompanhe abaixo um vídeo que descreve e ilustra estas práticas:


Além das atividades apresentadas no vídeo, você ainda pode encontrar mais alguns exemplos da utilização das tecnologias nas aulas, nos seguintes posts:
Como pode ser visto, nossa escola, nossos educadores buscam trazer para o cotidiano do aluno o acesso às tecnologias, as vantagens que o usufruto delas traz para a aprendizagem e para a experiência de vida e estudo do aluno. Não podemos ser expectadores e deixarmos a tecnologia acontecer longe dos educandos, mesmo que sejamos uma escola rural, todos devem estar preparados para os desafios e as possibilidades que a tecnologia traz para nossa vida. Isto é um compromisso da nossa escola e dos profissionais da educação que trabalham aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário